Vídeo mostra formigas circulando um iPhone

O vídeo enviado para o YouTube mostra um grupo de formigas aparentemente reagindo a um telefone celular tocando.

No início das filmagens as formigas parecem correr a esmo, sem qualquer padrão óbvio, mas quando o iPhone começa a tocar os insetos repetem uma forma circular em torno dele.


Desde que apareceu online o vídeo tem atraído uma grande quantidade de atenção com os utilizadores da internet especulando sobre o que poderia ser responsável pelo comportamento das formigas.

Uma possibilidade é que os insetos são sensíveis à radiação electromagnética do telefone.

“[Formigas] têm receptores magnéticos em suas antenas”, disse Nigel Andrew, da Universidade de New England. “Se elas estão viajando longas distâncias, elas usam sinais magnéticos da terra para saber se estão indo para o norte, leste, sul ou oeste.”

Especialista em insetos Simon Robson da James Cook University no entanto, minimizou esta teoria ao argumentar que as formigas estão simplesmente propensas a circular em torno de coisas e que elas poderiam ter feito isso com o celular tocando ou não.

Já o entomologista Sanford Porter, entretanto, sugere que as formigas seguem uma “trilha de feromônio” um do outro e que, neste caso, os produtos químicos teriam formado um padrão circlular.

Existe também a possibilidade de que o vídeo pode ser simplesmente uma brincadeira inteligente.

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta