Sua vida realmente pisca diante de seus olhos

Alguns experientes em quase-morte relataram ter revivido uma série vívida de memórias sobre sua própria vida.

A ideia de que alguém possa ver sua vida piscando diante de seus olhos, imediatamente antes da morte, pode realmente ter alguma verdade – isso é, pelo menos, de acordo com pesquisadores da Universidade Hadassah, em Jerusalém, que analisou os relatos de sete pessoas que relataram ter experiências de quase morte.


Ao invés de ver sua vida jogada em ordem cronológica como um filme, no entanto, os participantes do estudo lembraram de eventos de sua vida de uma forma mais desconexa.

“Não há uma progressão linear, há falta de limites de tempo”, escreveu um deles. “Era como estar lá por séculos. Eu não estava no tempo / espaço assim que esta pergunta é quase impossível de responder.”

“Um momento, mil anos … Tudo aconteceu de uma vez, ou algumas experiências na minha experiência de quase-morte estavam acontecendo ao mesmo tempo que os outros, embora minha mente humana os separe em diferentes eventos”.

Os investigadores acreditam que estas experiências poderiam ser causadas pelas partes do cérebro responsáveis ​​para armazenar memórias tais como os córtices prefrontal e parietal.

Estas regiões são tipicamente menos propensas aos efeitos da privação de sangue e oxigênio e tendem a continuar funcionando até que a maioria das outras áreas do cérebro tenham desligado.

“Reexperimentar os próprios eventos de vida, o chamado LRE, é um fenômeno com características bem definidas, e seus subcomponentes também podem ser evidentes em pessoas saudáveis”, escreveu a equipe.

“Isso sugere que uma representação de eventos de vida existe no sistema cognitivo, e pode ser mais expressa em condições extremas de estresse psicológico e fisiológico”.

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta