Por que os homens vivem mais tempo do que outros mamíferos?

Os cientistas acreditam que a nossa lenta taxa metabólica é a chave para explicar a nossa relativa longevidade.

Segundo um novo estudo, os seres humanos e outros primatas, como os chimpanzés, queimam calorias em um ritmo que é apenas a metade que a de outros mamíferos.


Este fato é acreditado para explicar por que viver muito mais tempo e crescemos mais lentamente. pesquisadores usaram uma técnica especial para medir o gasto energético diário de primatas, tanto em cativeiro e na natureza ao longo de um período de dez dias.

Os resultados mostraram que ambos gastam a mesma quantidade de energia, sugerindo que o nível de atividade física não é tão intrinsecamente ligado ao gasto energético diário como se pensava anteriormente.

“Os seres humanos, chimpanzés, babuínos e outros primatas gastam apenas metade das calorias de outros mamíferos”, disse o antropólogo Herman Pontzer que lidera o estudo.

“Para colocar isso em perspectiva, um ser humano – mesmo alguém com um estilo de vida muito ativo fisicamente – teriam de correr uma maratona por dia apenas para se aproximar da média sde gasto energético diário de um mamífero seu tamanho.”

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta