Novos iPhones 5s e 5c vão destruir o mundo

De acordo com uma extensa reportagem da Wired, a Apple mentiu ao declarar que os novos iPhones 5s e 5c foram projetados para serem “amigos do ambiente”.

Uma análise da revista digital mostrou que os mesmos estão longe de qualquer “amizade” com a natureza ao trazer uma bateria fortemente presa ao resto dos componentes.


Diferente de outros aparelhos, que possibilitam troca da bateria e, desta forma, podem alongar sua via útil, um iPhone é construído para suportar 400 ciclos completos. Depois disso, o aparelho se torna praticamente um lixo eletrônico.

No caso dos novos iPhones, a possibilidade de reparação ou troca de bateria está fora de qualquer questão, a Apple colou as mesmas de uma forma nunca antes vista.

“Uma empresa que afirma ter seus produtos ecologicamente corretos não deve frustrar tal manutenção de rotina”, questiona a Wired após observar que um procedimento errado poderia causar a emissão de gases nocivos no ambiente.

E não termina por aí. Os novos iPhone 5c, aqueles de plástico, estão longe de serem recicláveis. Eles apresentam 14 gramas de policarbonato de difícil reciclagem à mistura, que praticamente inviabiliza qualquer processo de reciclagem.

“Se você acha que esse plástico vai acabar em outro telefone, pense novamente. Se tivermos sorte, ele vai acabar em um banco do parque”, diz o autor da publicação.

Se você se preocupa com o futuro e com a natureza em si, vale a pena analisar antes o produto que você está adquirindo. E isso vale tanto para os produtos da Apple quanto para outros fabricantes.

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

1 comment

Add yours

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: