Laser do tempo pode induzir chuva e relâmpagos

Os cientistas estão fazendo experiências com pulsos de laser que podem criar nuvens e influenciar o clima.

A técnica de modificação do tempo tem continuado a ganhar força e será discutido em detalhes em uma reunião da Organização Meteorológica Mundial da ONU, em Genebra, no próximo mês.


A técnica utiliza lasers para enviar impulsos de luz intensa para o céu, induzindo a formação de gelo e a condensação da água, que por sua vez, resulta na formação de nuvem.

A capacidade de fazer isso sob demanda seria uma maneira de provocar fortes chuvas e relâmpagos em um momento mais conveniente, antes de um grande evento, ou longe de uma área vulnerável a inundações ou danos.

A manipulação do tempo não é uma ideia nova – desde as danças ritualísticas para chuvas até a experimental semeação de nuvens, a humanidade sempre teve um fascínio com o controle dos céus.

Apesar dos esforços anteriores, que chegaram a produziram algum grau de sucesso, o novo método de pulso de laser poderia revelar-se o primeiro mecanismo que pode mudar o tempo, sem o uso de produtos químicos.

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta