Inteligência artificial atinge QI de criança de 4 anos

Um novo programa de inteligência artificial conseguiu passar em um teste de QI verbal dirigida às crianças pequenas.

Para desenvolver o software, Catherine Havasi e sua equipe do MIT usou um banco de dados crowdsourced cheia de milhões de declarações que descrevem as relações entre os objetos do cotidiano.


O sistema (conhecido como ConceptNet) contém informações para responder a perguntas verbais, tais como “o que é uma casa?” que são comuns em testes de QI destinados a crianças pequenas.

Impressionantemente, a inteligência artificial pontuou bem nas áreas de informação, vocabulário e raciocínio, obtendo uma pontuação de QI em linha com uma criança de 4 anos.

No entato, o software não foi capaz de lidar bem com testes de raciocínio espacial e simbólicos, mas iterações futuras poderão ser capazes de levar a tecnologia a maior capacidade de aprendizagem e ao reconhecimento verbal e lógico.

NewScientist

Tags Robótica

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta