Experimento de controle da mente humana é um sucesso

Pesquisadores da Universidade de Washington criaram um sistema de controle da mente que funciona de humano para humano. Uma pesquisa de controle mental permitiu a comunicação cérebro-cérebro entre ratos, mas esta é a primeira vez que um sistema deste tipo foi bem sucedido com seres humanos.

O experimento notável foi conduzido por Rajesh Rao e Andrea Stocco que capturaram a coisa toda em vídeo. Rao estava equipado com um capacete especial equipado com eletrodos que foram ligados a uma máquina capaz de ler a atividade elétrica no cérebro, enquanto Stocco sentou-se em um outro lado do campus, com uma bobina de estimulação magnética transcraniana colocada sobre a região do cérebro responsável pelo movimentos da mão.


Para o experimento, Rao tem que olhar para a tela e jogar um tipo de jogo de computador simples, que envolve disparar um canhão, mas ao invés de pressionar um botão, ele imaginou sua mão direita movendo-se para fazê-lo.

Do outro lado do campus, Stocco, que era incapaz de ver ou ouvir o jogo, sentiu a mão movendo-se com os pensamentos de Rao, uma sensação de que ele comparou a um tique nervoso.

“Foi emocionante e assustador assistir a uma ação imaginada do meu cérebro se traduz em ação efetiva por um outro cérebro”, disse Rao. “Este foi basicamente um fluxo unidirecional de informações do meu cérebro ao dele. O próximo passo é ter uma de duas ou mais vias para uma conversa direta entre os dois cérebros.”

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta