É possível para um ser humano hibernar?

Os cientistas têm investigado a hibernação humana como uma forma de permitir longas viagens espaciais.

Embora existam várias espécies de mamíferos capazes de dormir por meses, os seres humanos continuam a ser totalmente dependente de uma rotina diária de sono e vigília.


Hibernação certamente tem suas vantagens, especialmente em uma missão espacial de longa duração onde a capacidade de dormir reduziria a quantidade de recursos necessários para mantê-los vivos durante viagens extremamente longas através do vazio interestelar.

Agora, pesquisadores da Agência Espacial Europeia já começaram a investigar maneiras de realmente fazer isso acontecer através de uma melhor compreensão e, em seguida, adaptando os processos que fazem a hibernação eficaz e possível em outras espécies, como os ursos.

“Isso não significa que vamos ver astronautas hibernando tão cedo, mas estamos aprendendo com a natureza como entender algumas das coisas que acontecem com animais durante a hibernação, como prevenção da perda óssea ou muscular”, disse Leopold Summerer, chefe de conceitos avançados na ESA. “Este seria um grande benefício para o voo espacial de longa distância.”

Outra solução possível reside na indução de um tipo de hipotermia terapêutica, algo que já é por vezes usado para ajudar os pacientes com lesões cerebrais ou cujo coração parou de bater.

Enquanto esforços anteriores foram bem sucedidos na aplicação deste método a uma pessoa por até três dias, preservando alguém por meses ou anos, durante uma viagem espacial seria um desafio considerável.

Existe também a possibilidade de que, dada a degradação muscular observada em astronautas que retornam de espaço, hibernar durante longos períodos de tempo pode simplesmente ser uma proposta impraticável.

Só o tempo vai dizer se este conceito pode realmente ser possível na prática.

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta