Construído o relógio atômico mais preciso do mundo

Novos relógios atômicos experimentais conseguiram estabelecer um novo recorde mundial para a estabilidade.

Físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia desenvolveram dois relógios atômicos, baseados em átomos de itérbio que provaram ser os relógios mais estáveis do planeta.


Esta medição é baseada em quão precisamente a duração de cada tick corresponde ao de qualquer outro relógio, neste caso, os tiques do relógio são estáveis dentro de um escalonamento de duas partes em um quintilhões – que é um 1 seguido por 18 zeros.

Os relógios de itérbio são de fato tão precisos que eles continuariam a manter o tempo perfeito por um período mais longo do que toda a idade do universo.

Físicos acreditam que a descoberta terá benefícios significativos no futuro desenvolvimento de equipamentos de sensores e que pode isto pode levar ao desenvolvimento de relógios atômicos que são ainda mais precisos.

“A estabilidade dos relógios, treliçadas por itérbio, abre portas para um número de aplicações práticas excitantes e cronometragem de alta performance”, disse o físico do NIST e co-autor da pesquisa Andrew Ludlow.

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta