Cirurgião transplanta a cabeça de um macaco com sucesso

O suposto sucesso de um transplanta de cabeça em um macaco pode significar que a realização de um transplante de cabeça humana em 2017 pode estar perto de acontecer.

Dr Sergio Canavero, um cirurgião controverso, acredita que o transplante de cabeça é tão viável e tão certo que ele vem pedindo apoio financeiro multimilionário para ajudá-lo a realizar essa operação em um paciente vivo.


O destinatário do novo organismo seria um homem de 30 anos de idade, Valery Spiridonov que sofre de uma condição de perda muscular genética chamada doença de Werdnig-Hoffmann.

“Quando eu percebi que eu poderia participar de algo realmente grande e importante, não tive dúvida em minha mente e comecei a trabalhar nesse sentido “, disse ele.

“A única coisa que eu sinto é o sentimento de impaciência agradável, como eu tenho sido preparado para algo importante em toda a minha vida.”

Agora, em preparação para esta façanha, Dr Canavero afirmou que ele conseguiu realizar com sucesso o procedimento em um macaco vivo em uma universidade na China.

“O macaco sobreviveu totalmente o processo sem qualquer lesão neurológica de qualquer tipo”, disse ele.

Apesar de suas afirmações, no entanto, a alegação foi recebida com um significativo grau de ceticismo ao não apresentar qualquer prova científica de que a operação teria ocorrido.

Muitos cientistas também têm levantado preocupações sobre o que poderia acontecer ao Sr. Spiridonov com a tentativa do procedimento e que tipo de vida ele teria depois.

Share this post

Renê Fraga

é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta