Caminhos da Floresta – Musical da Disney que desconstrói contos de fadas

Atenção, o texto contém alguns spoilers e o filme só estreia no dia 29 de janeiro

Lembra da história do João e o Pé de Feijão, que foge de gigantes? E da plebeia Cinderela e suas meia-irmãs malignas? Rapunzel presa em uma torre por sua madrasta Bruxa? E da Chapéuzinho Vermelho atrás de sua Vovó? Todas essas histórias se encontram no filme Caminhos da Floresta (Into de Woods).


caminhos-3

Os contos de fadas se entrelaçam em uma floresta obscura quando um Padeiro (James Corden) e sua Esposa (Emily Blunt) enfrentam a maldição de um Bruxa (Meryl Streep) que teve sua horta assaltada por familiares no passado e perdeu toda a sua beleza. Para se vingar do pai do Padeiro, ela jogou uma maldição para que eles não tenham nenhum filho. O Padeiro pede clemência e implora para que a Bruxa deixa que sua Esposa não fique estéril.

A criatura maligna diz que só poderá reverter a maldição se tiver uma vaca branca, um capuz vermelho, um fio de cabelo dourado e um sapato dourado. A Esposa do Padeiro consegue contrariá-lo e ajudá-lo nesta busca. Entre os itens que foram roubados na casa da Bruxa, estavam os feijões mágicos. João do Pé de Feijão queria vender sua vaca que não dava mais tanto leite. Ele queria cinco libras, mas o Padeiro o paga com os feijões.

O casal que quer ter o filho consegue a vaca, o capuz de Chapéuzinho Vermelho (Lilla Crawford) – depois de salvá-la do Lobo Mau (Johnny Depp) -, o fio de cabelo de Rapunzel (MacKenzie Mauzy) e o sapato dourado de Cinderela (Anna Kendrick) que sempre foge de seu príncipe.

caminhos-2

O final feliz parecia se aproximar quando a Bruxa consegue voltar a ficar jovem. Isso permite que o Padeiro e sua Esposa tenham seu filho, enquanto Ciderela e Rapunzel se casam. O problema é que a jornada dentro da floresta provocou a ira de uma giganta dos céus que teve seu marido morto por João, Pé de Feijão, ganhador das sementes do Padeiro.

Isso deixa o reino e sua floresta em perigo iminente. Os personagens então juntam forças para tentar eliminar a giganta.

Caminhos da Floresta desconstrói os contos de fadas da Disney, se faz em um enredo nonsense e repleto de aleatoriedades, dá poder e importância às personagens femininas e possui uma fotografia estonteante. A maioria dos atores canta muito bem, embora Meryl Streep frequentemente negligencie o formato de musical para fazer apenas algumas falas cantadas. A atriz que interpreta Cinderela, Anna Kendrick, é um pouco repetitiva em sua atuação, com falas e sonoridade um pouco enjoativas. Mas os demais artistas compensam o espetáculo na tela.

caminhos-4

O diretor Rob Marshall é competente neste filme e foi vencedor de Oscar por Chicago e Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas.

O final guarda uma grande surpresa sobre toda a narrativa por trás do filme. Se você gosta de Disney, vá assistir o quanto antes. Se você não gosta, dê uma chance para que os contos te surpreendam. É um filme com mensagem universal e para todas as pessoas.

Caminhos da Floresta tem três indicações ao Oscar 2015, por Melhor Design de Produção, Melhor Figurino (de Colleen Atwood) e Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep como a Bruxa).

Share this post

Pedro Zambarda de Araújo

Escritor, jornalista e comunicador.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta